top of page

Elpídio dos Santos – linha do tempo

 

* 14 de janeiro de 1909 – Nasceu na Rua do Rosário, nº 199, em São Luiz do Paraitinga, filho de Benedita Alta de Toledo e Benedito Filadelfo dos Santos Pereira – maestro Dito Alves.

 

* 1919 – Ingressou na Banda Santa Cecília, dirigida por seu pai, onde aprendeu a executar todos os instrumentos de sopro ali utilizados.

 

* A partir de 1925 – Aprendeu violão como autodidata, passando desde então a se dedicar especialmente a esse instrumento.

 

* 1929 – Conheceu Amácio Mazzaropi em circunstâncias muito interessantes: o artista se apresentaria num circo, mas devido à chuva os músicos que tocariam no espetáculo não puderam chegar a São Luiz. Elpídio arregimentou então os músicos da cidade e garantiu o espetáculo. Nasceu ali uma grande amizade que mais tarde se tornou uma profícua parceria, em que Elpídio compôs 24 músicas para 22 filmes de Mazzaropi.

 

* 1931 – Compôs sua primeira música, Desengano, aos vinte e dois anos.

 

* 1932 – Por conta da Revolução de 32 foi obrigado a deixar sua residência na cidade de São Luiz do Paraitinga para esconder-se na zona rural do município.

 

* 1932 a 1953 – Influenciado pelo movimento musical da época compôs vários sambas (samba-canção, samba de breque entre outros).

 

* 1943 – Contraiu uma infecção que o fez perder a audição do ouvido esquerdo. Apesar disso seguiu com sua aguçada percepção musical.

 

* 1953 – Casou-se com Cinira Pereira dos Santos, após dez anos de namoro. Ela foi sua grande incentivadora e, após sua morte, a grande responsável pela preservação de sua obra e de sua memória. Nessa data, Elpídio compôs sua música mais conhecida, Você vai gostar (também conhecida como Casinha branca).

 

* 1954 – Nasceu sua filha Maria Regina dos Santos.

 

* 1955 – Nasceu seu filho Elpídio dos Santos Filho (Pio). Mudou-se para São Paulo para trabalhar no Banco do Vale do Paraíba S/A. Sua música Cai Sereno é incluída no filme A Carrocinha, de Mazzaropi.

 

* 1956 – Levou a família para São Paulo onde moraram até 1966. Nesse período estudou música e lecionou canto e violão. Suas músicas Dona do Salão (em parceria com Conde) e Na Piscina da Madame são incluída na tralha sonora dos filmes Fuzileiros do Amor e O Gato da Madame de Mazzaropi.

 

* 1957 – Sua música É Chuva (em parceria com Conde) é incluída na trilha sonora do filme O Noivo da Girafa de Marazzaropi.

 

* 1957 a 1960 – Lecionou violão no Serviço Social do Comércio.

 

* 1958 – Nasceu sua filha Maria Aparecida dos Santos (Parê).

 

* 1959 – Suas músicas Fogo no Rancho (em parceria com Anacleto Rosas Jr.) e Azar é festa entram na trilha sonora do filme Jeca Tatu, de Mazzaropi.

 

* 1959 a 1961 – Estudou no Conservatório Paulista de Canto Orfeônico de São Paulo.

 

* 1960 – Nasceu seu filho Pedro Luiz dos Santos (Negão). As músicas Meu Defeito e Coração Amigo entram na trilha sonora do filme Aventuras de Pedro Malazarte. A música Jóia do Sertão entra em Jóia do Sertão, os dois filmes de Mazzaropi.

 

* 1961 – Foi ao Rio de Janeiro para tirar sua carteira profissional de músico. A música Sopro do Vento entra na trilha sonora do filme Tristeza do Jeca, de Mazzaropi.

 

* 1962 – Nasceu sua filha Maria Cinira dos Santos (Nena). As músicas Mocinho Lindo e O Linguiceiro entram na trilha sonora do filme O Vendedor de Lingüiça, de Mazzaropi.

 

* 1963 – Nasceu sua filha Maria Alaíde dos Santos. As músicas A Dor da Saudade e Último Lamento entram na trilha sonora do filme Casinha Pequenina, de Mazzaropi.

 

* 1964 – Nasceu seu filho Paulo Celso dos Santos. As músicas Lamaparina do Nordeste e Alma Solitária entram na trilha sonora do filme Lamparina do Nordeste. A música Ingratidão entra na trilha do filme Meu Japão. Os dois filmes são de Mazzaropi.

 

* 1965 – A música Hino Ciprianista entra na trilha sonora do filme O Puritano da Rua Augusta, de Mazzaropi.

 

* 1966 – A música Meu Burrinho entra na trilha sonora do filme O Corinthiano, de Mazzaropi.

 

* 1967 - As músicas Jeca Magoado e Delírio Negro entram na trilha sonora do filme O Jeca e a Freira, de Mazzaropi.

 

* 1968 – Com a falência do Banco do Vale do Paraíba S/A, Elpídio decidiu voltar para sua cidade natal com a família. Ali criou o Coral O Uirapuru do Vale, lecionou violão na Escola Fego Camargo de Taubaté e foi professor de música no Ginásio Estadual de São Luiz do Paraitinga e na Escola Municipal João Ebram, também em São Luiz do Paraitinga.

 

* 1968 – A música Minha Vaquinha entra no filme No Paraíso das Solteironas, de Mazzaropi.

* 1969 – A música Catira entra na trilha sonora do filme Uma pistola para D Jeca, de Mazzaropi.

 

* 1970 – A música Em Busca da Paz (em parceria com Paulo Kiko) entra na trilha sonora do filme Betão Ronca Ferro, de Mazzaropi.

              - Elpídio faleceu na cidade de Taubaté vítima de meningite, sendo enterrado no cemitério da Igreja do Rosário, em São Luiz do Paraitinga. Após uma emocionante missa de corpo presente, o cortejo até o cemitério contou com a presença de muitos amigos, parentes e conterrâneos, sendo acompanhado pela Banda que tocou marchas fúnebres e músicas de Elpídio, como A Dor da Saudade.

 

bottom of page